Constelação Familiar Sistêmica

Constelação Familiar Sistêmica

A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica desenvolvida pelo Psicoterapeuta, Psicanalista e Teólogo Alemão Bert Hellinger a cerca de mais ou menos 40 anos atrás, a partir de muitos anos de estudo e observação de fenômenos que ocorriam em grupos Familiares terapêuticos que ele coordenava.

Sua maior bagagem foi adquirida através da Vivencia com as Tribos Zulus na África, onde permaneceu por 16 anos como um Missionário.

E foi lá que ele então descobriu que aquele Povo tinha um grande respeito pelos seus Ancestrais e mesmo aqueles que já não estavam mais entre os familiares eram sempre lembrados e honrados, cada membro tinha um lugar importante dentro daquele Clã Familiar e eles viviam em perfeita harmonia e equilíbrio diferentemente das Famílias europeias a qual ele também já havia estudado como Terapeuta Familiar.

A base principal desta abordagem pode ser resumida da seguinte forma:

Além do Inconsciente Individual ( descoberto por Freud) e do Inconsciente Coletivo ( descoberto por Jung) existe também segundo Bert Hellinger, um inconsciente familiar compartilhado pelos membros de uma mesma família e que se transmite às gerações seguintes, e que é estruturado a partir de todos os acontecimentos que compõem a história da família (nascimentos, mortes, uniões, separações, rejeições e exclusões, sucessos, fracassos, padrões de conduta, etc...).

E esse Inconsciente familiar é regido por 3 Leis naturais.

O Pertencimento: O direito de pertencer (ver reconhecido o seu lugar naquele grupo), e jamais nenhum membro seja por qual motivo for deva ser excluído.

Hierarquia - A Ordem de precedência entre as gerações, àqueles que vieram primeiro tem precedência sobre os que vieram depois. E no topo da Hierarquia Familiar estarão sempre os Pais, que devem ser respeitados e honrados sempre, pois foi através dele que recebemos a Vida.

O Equilíbrio entre o dar e o receber, todos devem dar aquilo que podem dar e receber aquilo que necessita. 

Abordagem

Essa Terapia é realizada através do acesso as essas informações que cada Sistema Familiar possui, através de um Campo Morfogenético. 

Campo esse que transmite informações de pessoas, objetos, animais, locais.

Com a Constelação familiar podemos tratar problemas como 

Relacionamentos entre país e filhos ou entre irmãos, com filhos adotivos, decisão sobre herança, dificuldade em lidar com perdas de pessoas queridas.

Depressão, ansiedade, angustia autoestima baixa, agressividade, vícios e dependências (drogas, álcool, remédios, jogo, etc.), medos diversos.

Problemas de comunicação. Dificuldade de tomar decisões ou iniciativas, problemas com o dinheiro, decisão de carreira, bloqueio na vida profissional.

Dificuldade de se relacionar, em demonstrar afeto, insegurança, dificuldade para engravidar, divórcios conflitivos.

Essa Terapia pode ser realizada das seguintes formas;

Em Grupo, onde as pessoas que estarão presentes são convidadas a representarem os membros do Sistema Familiar do cliente, situações e sintomas, entrando na frequência através do acesso do Campo Mórfico (Campo de Informações), essa representação traz a Luz os emaranhamentos que estão prejudicando o cliente no seu problema e ali mesmo são tratados, levando ao Sistema Familiar do cliente o alivio e o realinhamento energético e fazendo novamente fluir a Energia do amor.

Com Bonecos, onde é feito individualmente e os membros da Família são representados através desses bonecos, e o próprio cliente consegue receber os sentimentos de cada membro familiar ali representado que serão também tratados.

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário